Este foi o momento mais esperado!
Durante a 1ª e 2ª etapas desta oficina, sentia-se o aroma no ar, da "comidinha" saborosa que estava a levar os retoques finais antes de ser servida, mesmo ali ao lado, no refeitório da escola!
Quando a equipa dos professores e alunos CEF - serviço de mesa anunciaram que a prova de degustação estava aberta, alguns dos alunos começaram, a medo, a experimentar os pratos! Já os pais, encarregados de educação, professores e funcionários participantes, nem hesitaram!
Mas, os alunos, depois de provarem... Hummm, que delícia!!!!
Depois de provar o primeiro prato, venha o 2º, o 3º e por aí fora! Toca a experimentar todos!
Foi um momento divertido, de enorme convívio e descontração entre todos os participantes!
Até pudemos contar com a presença de alguns dos nossos parceiros, Sr. José Duarte, que trouxe consigo o Sr. José Solino (presidente da associação "aventura da saúde", e micólogo amador), e com o Sr. Pedro Capela (nosso formador desta oficina). No decurso da prova de degustação os alunos, pais, encarregados de educação, professores e funcionários participantes tiveram a oportunidade de conversar com estes técnicos, esclarecer dúvidas, trocar ideias e opiniões, que iam desde o cultivo dos cogumelos, ao sabor dos cogumelos, à forma de conservação dos mesmos, passando pelas qualidades nutritivas desses fungos. Os nossos parceiros mostraram-se sempre muito disponíveis e foram sempre muito atenciosos para com todos os participantes!
Aliás, a pedido dos vários participantes, ficou agendada, com os nossos parceiros, a realização, em Outubro, de uma nova caminhada micológica, por terras de vila verde, em que haverá a recolha de cogumelos comestíveis silvestres e a sua confeção no final da mesma, numa espécie de lanche de convívio!
Eis aqui os posters expostos na área da prova de degustação, nos quais se disponibilizava informação sobre os cogumelos usados na confeção dos pratos e sobre o modo de conservação em que são mais usualmente encontrados à venda numa superfície comercial.

Ah!!!!
Claro que esta prova de degustação não seria possível sem a colaboração ímpar da Chefe Rosinha!
Os seus pratos estavam excepcionais e todos elogiaram a qualidade gastronómica dos mesmos!
Todos os participantes quiseram saber mais sobre as receitas e deram os parabéns à Chefe, especialmente, sobre os cogumelos que usou em cada prato!
Eis algumas fotos para ilustrar esses momentos!

 
Após a palestra (1ª etapa da oficina), todos os participantes, especialmente, os professores, pais ou encarregados de educação, funcionários, e até mesmo aqueles que eram alunos que não pertenciam ao projeto, mas que foram assistir àquela por terem sido convidados por alunos do projeto, puderam participar nas bancas de informação e demonstração. Assim os participantes puderam observar ao vivo cogumelos comestíveis e desidratados (que fizeram parte das receitas culinárias da prova de degustação), experimentar as "bancas" de inoculação de sacos de palha e de troncos de carvalho, observar à lupa binocular micélios e estruturas dos cogumelos com maior definição, e perceber como em casa se pode desenvolver micélios com recurso a materiais caseiros (muitos deles reutilizáveis)! Em qualquer uma das bancas os participantes tiveram um acompanhamento permanente do técnico Pedro Capela e dos alunos do projeto que se voluntariaram para dar apoio naquelas (tendo-se, previamente, preparado para esclarecer as dúvidas dos participantes que passassem pelas suas bancas). Com efeito, os alunos das bancas foram verdadeiros formadores!!!
Deixamos aqui algumas fotos desses momentos, bem como os posters informativos de suporte às bancas.

 
Hoje contamos com a presença do formador Pedro Capela, da FungiFresh!
A sua palestra acerca:
- das qualidades nutricionais dos cogumelos;
- dos tipos de cogumelos, desde as espécies de cogumelos comestíveis existentes em Portugal, passando pelas espécies de cogumelos usados na medicina, aos cogumelos venenosos mais comuns em Portugal, até aos cogumelos usados como drogas alucionogénicas (os cogumelos "mágicos");
- dos modos de conservação dos cogumelos e da preservação das suas propriedades nutricionais;
foi bastante informativa, muito esclarecedora e acima de tudo trouxe algo de novo ao projeto, pois os temas debatidos com os alunos, professores, funcionários e pais presentes na mesma, ainda, não tinham sido abordados em oficinas anteriores! De facto toda a informação acerca dos cogumelos é extremamente útil para se ficar com uma noção da variedade de cogumelos existentes na natureza, das suas propriedades e da realidade acerca do seu consumo e modo de conservação!
Eis algumas fotos da palestra.
 
Durante a tarde de hoje (dia 4 junho) pequenos grupos de alunos tiveram a oportunidade de auxiliar na confeção dos pratos gastronómicos com cogumelos!
Foi uma experiência diferente, na qual os alunos participantes puderam perceber que a cozinha é como uma espécie de laboratório, uma receita só sai bem se se seguir com cuidado as indicações da chefe de culinária.
O contacto próximo com a Chefe Rosinha e com a sua ajudante, professora Irene, sempre disponíveis para ensinar e dar dicas acerca da quantidade de ingredientes a colocar, do tempo de duração de cada uma das etapas de confeção de um prato, da ordem de colocação dos ingredientes, entre outros aspetos culinários, num ambiente (cozinha da cantina), normalmente interdito aos alunos, foi um momento diferente e único!
Deixamos aqui as receitas de todos os pratos que foram confecionados nesta atividade, para que todos possam reproduzi-los em casa! Bom apetite!!!
 
Consulta aqui o folheto informativo criado como anexo ao cartaz de divulgação da oficina de cultivo, gastronomia e degustação de cogumelos. Nele poderás encontrar informação acerca:
  • das espécies de cogumelos comestíveis,
  • da conservação de cogumelos comestíveis,
  • da produção doméstica de cogumelos, 
  • do valor nutritivo dos cogumelos,
  • da toxicidade dos cogumelos silvestres comestíveis.
Eis o cartaz de publicitação da oficina na comunidade educativa.

 

    Oficina "O mundo dos cogumelos: do cultivo à sua degustação"


    Autor

    Joana Carvalho

     

    Arquivos

    Junho 2012


    COMENTA!!!!
    Contribui para o projeto, deixando a tua opinião, em cada um dos posts!